domingo, 7 de outubro de 2012

Ave Maria Bach/Gounod - contribuição luterana



Dentre as principais divergências entre os pertencentes ao catolicismo e os pertencentes ao protestantismo está a questão da veneração à figura de Maria, a mãe de Jesus (alguns protestantes dizem que até mesmo não pode ser considerada 'mãe' de Jesus, porque sendo ele o próprio Deus enquanto Verbo, não poderia ter mãe). Porém não quero entrar ainda nessa polêmica. O que queria mostrar aqui é uma curiosidade no ramo da arte musical.
Uma das versões mais conhecidas da música ''Ave Maria'', tem muito da influência de um protestante luterano em sua melodia - simplesmente o luterano alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), um dos maiores compositores clássicos da história, senão o maior. Não é à toa que esta versão é conhecida como a Ave Maria de Bach/Gounod. Mas porquê de Bach/Gounod?
Charles Gounod (1818-1893), francês, também foi um grande compositor, este sim católico. O que acontece é que Bach não compôs a melodia original para a oração da Ave Maria, que é cantada em latim. O que ocorreu é que Gounod, quase um século e meio depois,  reconstruiu a melodia de modo novo, em cima da obra original de Bach - que é o Preludio No. 1 em C maior do Livro I de O Cravo Bem Temperado - e colocou a oração cantada seguindo a melodia, sendo que o resultado ficou como a conhecemos:




Abaixo a versão "pura" de Bach, apenas um Prelúdio dentre muitos de sua obra O Cravo Bem Temperado, sem associação com tema algum:



Notou a semelhança? Pois é, a ''versão Gounod'' é a mesma harmonia com um pouco de modificação e a inclusão da Ave Maria em latim em canto...e assim nasceu a Ave Maria de Bach/Gounod. Agora que você católico ouvir essa música vai lembrar que ela tem influência indireta de um luterano ! (e não é qualquer um, diga-se de passagem). É interessante analisarmos curiosidades como essa, até porque, de um certo modo, nem que seja indiretamente e por um simples detalhe musical, aproxima luteranos e católicos.


Bem, como eu disse, esta é apenas uma das versões mais conhecidas da Ave Maria. Também existe a Ave Maria do austríaco Franz Schubert (1797-1828). E foi outro caso de adaptação da melodia à letra da oração oficial em latim. A melodia na verdade vem da obra de Schubert "Ellens dritter Gesang". Ele também não escreveu a melodia para a oração oficial. Mas pelo menos, se serve como consolo, Schubert sim, era de tradição católica. A melodia era base para a canção da personagem Ellen, que entoava uma oração à Maria, pedindo ajuda. Então foi muito mais fácil pensar em transformá-la em base para a oração oficial da Ave Maria em latim. Ficou assim:




Sem dúvida as duas versões são muito belas, tanto a de Schubert, quanto a de Bach/Gounod, e tem histórias que você certamente não tinha conhecimento. O fato de uma influência de um músico luterano em uma das versões é interessantíssima e parece até uma ironia do destino. Disse uma vez um filósofo que as idéias se dão muito melhor entre elas do que os homens. Com certeza, a arte musical se inclui nisso.

2 comentários:

  1. Gostei! Não conhecia esse detalhe musical sobre a Ave Maria de Bach/Gounod. É sempre bom aprender.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto honesto.

    ResponderExcluir