sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Tu és Pedro(a) ! - paranomásia de Jesus?

             

                  Reservo esta postagem para a discussão em torno de uma citação bíblica, famosa por ser usada pelos católicos como a legitimação da existência da Igreja e também como legitimação da santidade do líder dessa Igreja, que seria sucessor direto do, sem dúvidas, principal discípulo de Jesus....Pedro. Lembro que até minha mãe, uma católica sem muito conhecimento das escrituras e dos seus usos, utilizou esse trecho para esse fim. (acabei de perguntar a meu irmão, católico (bem praticante), e ele confirmou que esse trecho é usado sim, como justificação da Igreja - e dos Papas (Bispos de Roma), sucessores de Pedro.
                Como sou agnóstico pareço ter uma posição privilegiada porque não tenho motivos nem para defender nem para não defender a legitimidade, da sem dúvida, mais antiga instituição do mundo...a Igreja Romana. Só proponho aqui uma análise interpretativa desses versículos, que são sem dúvida, causa das mais variadas divergências entre católicos e evangélicos. Vamos aos versículos..

Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.
E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. 
Mateus 16:12-19 (retirado de - http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/16)

                      Primeiramente cabe-nos analisar por quê que o catolicismo utilizaria esse trecho a seu favor. Não é difícil deduzir. Esse é um diálogo no qual Jesus parece dar grandes créditos à Pedro, aquele o qual seria então, para os católicos, o primeiro papa, por poder legítimo concedido pelo próprio Jesus !
                      Depois da resposta dada por Pedro à Jesus, de que pra ele Jesus era o Cristo (que era o que Jesus queria ouvir) e não um simples profeta, vem a polemica citação - Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja. A maior discussão em torno dessa passagem é - seria a 'pedra' sobre a qual seria edificada a igreja, o próprio Pedro ou sua FALA, que diz que Jesus é o Cristo? Qual seria a pedra-base da igreja de Jesus?
                    Bem, primeiramente não é à toa que tal passagem causa confusões. A palavra 'cefas' em aramaico (língua ''original'' dos textos bíblicos) designa tanto Pedro quanto pedra. Será então que Jesus estaria fazendo uma paranomásia (ou trocadilho) com as palavras? Tanto considerando a pedra como a revelação como o próprio Pedro parece-nos que Jesus usou uma figura de linguagem.
                   Consideremos primeiro a frase do seguinte modo (o modo defendido pelo catolicismo) -''Tu é Cefas e sobre esta cefas (ou seja você mesmo) edificarei minha igreja''. Nesse caso Jesus estaria tratando Pedro na 3ª pessoa, e não na 2ª, ou seja, a expressão ''esta cefas'' estaria se referindo ao próprio Pedro, sendo um joguete de linguagem. Será que se Jesus soubesse a confusão que seria de interpretações em cima disso não teria dito- utilizando a 2ª pessoa normalmente - Pedro, TU és a pedra  sobre a qual edificarei a minha igreja?
                 Porém, a revelação em si de Pedro parece ser mais fundamental para o cristianismo do que ele próprio, um ser mortal.  Penso que a certeza de que' Jesus é o Cristo filho do Deus Vivo' é muito mais fundamental para o Cristianismo do que Pedro em si. Como erigir uma igreja sem a premissa de que Jesus é o Cristo? Consideremos agora a segunda interpretação, a de que a cefas (pedra) é a Revelação de Pedro. Ficaria assim - Tu és Cefas,  e sobre essa cefas (você é pedra e o que disse também é, por ser fundamental), edificarei minha igreja. Será que Jesus nomeou Simão como Cefas sabendo que ele era o que mais fortemente carregaria a cefas (crença de que Jesus é o Cristo) dentro de si?
               
Não escrevo essas análises para encerrar nada, não gosto de encerrar assuntos e como um bom cético, desconfio facilmente de qualquer conclusão. Talvez eu saiba de mais coisas e transforme minha visão, que não é tão boa, confesso, sobre questões teológicas. Mas que essa análise sirva de reflexão...
           



Nenhum comentário:

Postar um comentário