quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Eva - a primeira cientista

Lendo o livro Der Antichrist de Nietzsche me deparei com uma parte bastante curiosa, a parte XLVIII. O livro no geral é marcado por uma crítica de Nietzsche ao cristianismo, de todos os costumes cristãos e da construção da moral cristã (que para ele é decadente), Toda esssa crítica vem com seu característico sarcasmo. Mas a parte em questão é interessante porquê Nietzsche observa como o saber científico é, naturalmente, uma posição contrária ao dogmatismo judaico-cristão. E o mais interessante é que ele toma o próprio livro Gênesis da Bíblia como um ponto a ser analisado para mostrar que Deus teria criado indiretamente, seu próprio rival, o conhecimento (ciência).
Como sabemos havia no Jardim do Éden a famosa Árvore do conhecimento, porém Deus teria proibido que Adão e Eva, recém criados, comessem o fruto de tal árvore. Porém uma serpente teria induzido Eva a comer tal fruto (seria a serpente a própria consciência científica de Eva?). Arrisco dizer que Eva ja era cientista mesmo antes de comer o fruto. Ela era uma empirista, queria ''provar'', queria sentir, provar se realmente aqule fruto traria malefícios ou benefícios a si. A ordem de Deus não a inibiu, seu espírito empirista-científico falou mais alto (é claro com um pouco da ajuda da serpente) e foi lá e fez, experimentou, experienciou.
Nietzsche analisa que a criação de Eva foi um erro de Deus (é claro, está sendo irônico), pois ela que seria a responsável pela conhecimento humano. Vejamos um trecho da obra.

"Foi devido à mulher que o homem provou da árvore do conhecimento. — Que sucedeu? O velho Deus foi acometido por um pavor mortal. O próprio homem havia sido seu maior erro; criou para si um rival; a ciência torna os homens divinos — tudo se arruína para padres e deuses quando o homem torna-se científico! — Moral: a ciência é proibida per si; somente ela é proibida. A ciência é o primeiro dos pecados, o germe de todos os pecados, o pecado original.Toda a moral é apenas isto: “Tu não conhecerás” — o resto deduz-se disso. — O pavor de Deus, entretanto, não o impediu de ser astuto. Como se proteger contra a ciência? Por longo tempo esse foi o problema capital. Resposta: expulsando o homem do paraíso! A felicidade e a ociosidade evocam o pensar — e todos pensamentos são maus pensamentos! — O homem não deve pensar. — Então o “padre” inventa a angústia, a morte, os perigos mortais do parto, toda a espécie de misérias, a decrepitude e, acima de tudo, a enfermidade — nada senão armas para alimentar a guerra contra a ciência!" (Nietzsche - Der Antichrist)

Analisando por esse lado, através da visão de Nietzsche e da Bíblia, notamos que a responsável e símbolo da ciência teria sido Eva. Nada de empiristas ingleses! A inocente Eva seria a pioneira na prática científica (é claro, analisando a mitologia bíblica de criação que está no Gênesis). E não foi uma cientista egoísta, chamou Adão para tirar a ''prova'' também, mostrando como que se faz. É claro que teve de ser expulsa do paraíso, junto com Adão, depois da desobediência. A intenção desse mito parece bastante clara - não crie tua moral por si mesmo, tu precisas de [sacerdotes de] Deus para conduzí-lo (algo totalmente criticado por Nietzsche que dizia que o homem tem de esquecer os valores morais cristãos de decadência, de rebanho, como ele dizia, e criar outros).

Certamente ninguém tão cético como a Eva, que não acreditou em seu próprio criador...isto lhe custou caro (o conhecimento sempre custa caro), mas a tornou, simbolicamente e miticamente, a primeira cientista !






Imagem - Eva, de Albrecht Dürer (1471-1528)




Um comentário:

  1. Gostei muito. Mas aqui, vc não acha que o SEXO está atrelado a todo esse fuzuê?

    ResponderExcluir