domingo, 7 de outubro de 2012

Os "amigos do rei"



          Na política. é interessante notarmos o que envolve um candidato ao poder. Algumas vezes as pessoas esquecem que quando escolhem um candidato, ele carrega um determinado grupo de pessoas das quais ele irá incorporar para o exercício do poder, da administração do setor público. É inegável que ele dará a cadeira dos cargos de confiança à essas pessoas, que são próximas à ele e que apoiaram-no. Tanto no âmbito dos municípios quanto dos estados, geralmente, esse conjunto de "pessoas de confiança", são simplesmente pessoas que querem usufruir as benesses que os poderosos lhe propiciam, e para ganhar isto adulam e bajulam o detentor do poder. Algumas vezes os políticos agem de maneira nepotista e colocam seus parentes nesses cargos, cunhada, irmãos, tio, etc. Mas como isso é mal visto pela sociedade, aquele que tem bom senso evitará ao máximo essa atitude, e colocará os bajuladores  que não sejam parentes, apenas "amigos". Era comum também existir esse grupo na época das Monarquias Absolutas, os chamados "amigos do rei", que eram bajuladores natos, o que chamamos de puxa-saco hoje. É claro faziam isso pelas benesses, assim como fazem muitas pessoas ainda hoje.
         O problema desses bajuladores é que normalmente entram no serviço público sem prestar qualquer concurso, ou seja, não demonstram competência devida para assumir seu cargo. E  agem de forma tranquila, pois sempre irão bajular cada vez mais o "rei". Nos dias de hoje não é mais o rei a figura a ser bajulada por esses sanguessugas, hoje são os prefeitos, deputados, senadores e até mesmo o presidente da república, no caso de um sistema presidencialista. E geralmente eles se sentem bem quando rodeados de bajuladores, isso infla-lhes o ego.
       Diferentemente de alguns outros países, o Brasil é um território muito propício para a ocorrência desse grupo. A lei (estou com preguiça de procurar o artigo) diz que é permitido a atribuição de cargos de confiança a pessoas que exerçam a função nas Chefias, Assessorias e Diretorias. Certamente esses profissionais desses cargos são os puxa-sacos que seguirão aquele que lá os colocaram, por mais erros que cometa e por mais errado que esteja, pois não querem perder suas benesses - jamais estão pensando na benesse social, mas sim na sua própria. Outro problema é que essas pessoas, não contentes com a posição privilegiada que estão, ainda ferem a lei acumulando cargos, entre outras coisas.
             Então, quando for votar, cabe você analisar também essas pessoas que irão exercer importantes cargos dentro do setor público. Analise também os bajuladores do seu candidato, os ''amigos desse rei'' e compare se vale a pena repassar o poder a ele e a tais pessoas. Pois certamente o destino de importantes serviços estarão nas mãos deles, e o nosso dinheiro também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário